Tribunal de Justiça Desportiva
do Futebol do Estado do Rio de Janeiro

Notícias

Home » Notícias » Em parceria com a FERJ, membros do TJD-RJ coordenam LLM em Direito Desportivo

Em parceria com a FERJ, membros do TJD-RJ coordenam LLM em Direito Desportivo

04/04/2019

Em parceria com a FERJ, membros do TJD-RJ coordenam LLM em Direito Desportivo

Marcelo Jucá, presidente do TJD-RJ, Ângelo Vargas, auditor da Sétima Comissão Disciplinar, Dário Corrêa, vice-presidente da Primeira Comissão e André Valentim, procurador-geral, participaram do coquetel de lançamento da pós-graduação em Direito Desportivo, LLM Sports Law, parceria entre o Instituto de Ciências do Futebol (ICF) e Trevisan Escola de Negócios. O evento, que aconteceu nesta segunda-feira (1), reuniu autoridades, personalidades do esporte, especialistas do Direito Desportivo e futuros alunos.

O LLM Sports Law tem como objetivo oferecer aos interessados subsídios que lhes permitam um melhor conhecimento e aplicação da legislação desportiva, por meio de atividades teóricas e práticas orientadas e ministradas por profissionais e especialistas que atuam diretamente na área do Direito Desportivo. A pós-graduação é a transformação de um projeto que se iniciou em 2012, na FERJ, através do ICF, passando pela Cândido Mendes, com a formação de duas turmas, em um curso profissionalizante, onde, de acordo com os organizadores, estarão os melhores profissionais do mercado.

– É um projeto inovador. Não tem outro no Brasil. Pela primeira vez a gente lança um sistema de LLM, uma ideia de pós-graduação com foco muito mais profissionalizante. O objetivo é que o aluno consiga se desenvolver nesse mercado em expansão que é o Direito Desportivo. Ele tem um apanhado diferente do que vocês estão acostumados no mundo acadêmico. A gente convidou os melhores profissionais do mercado para trabalhar conosco nessa empreitada. O curso não está restrito apenas ao profissional que já é graduado em Direito – explicou o coordenador e juiz Ricardo Miguel.

O Instituto de Ciências do Futebol foi representado por Sandro Trindade, procurador-geral da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.

– Nós estamos na terceira edição do curso de pós-graduação, dessa vez em parceria com a Trevisan. O diferencial do curso que a FERJ faz em parceria com a Trevisan é a apresentação de corpo docente de excelência. Dentro da concepção da FERJ, tem como base oferecer profissionais dentro da seara do Direito Desportivo que possa contribuir efetivamente na formação daqueles que procurarão o curso.

A pós-graduação, que tem o gerenciamento de Marcelo Jucá, Ricardo Miguel e Sandro Trindade, contará com cinco módulos: Fundamentos do Direito Desportivo, Direito Desportivo do Trabalho, Justiça Desportiva e Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos, Direito Empresarial e Negocial Desportivo e Direito Desportivo Internacional. Cada segmento será coordenado por, respectivamente, Ângelo Vargas, Maurício Corrêa, Felipe Bevilacqua, Luiz Felipe Santoro e Luiz Marcondes.

“A ideia do curso é genial, uma implementação no campo desportivo pioneiríssima no Brasil, tendo em vista a seriedade das instituições e pessoas que estão à frente, de extrema confiança e idoneidade. O grupo de docentes e coordenadores competentes. Tem tudo para ser um grande sucesso e ter uma grande aceitação na comunidade esportiva e acadêmica brasileira.” – Ângelo Vargas

“Esse curso é uma iniciativa salutar dos coordenadores Marcelo Jucá e Ricardo Miguel. Curso pioneiro e de extrema importância para o cenário brasileiro e cenário desportivo. O módulo que eu coordeno é o Direito Desportivo Internacional, onde trabalharemos Lex Pública desportiva e a Lex Sportiva efetivamente. Ou seja, a Lex Pública normas oriundas do Estado aplicadas no desporto e Lex Pública normas oriundas do movimento esportivo.” – Luiz Marcondes

“Estou muito contente com a realização do curso, pelo nosso presidente Marcelo Jucá que certamente está formando muitos profissionais da área desportiva e com qualidade que o evento proporciona. Tenho certeza que o curso vai ser um grande sucesso.” – Dário Corrêa

O LLM não é apenas para profissionais graduados em Direito, mas é necessário ter formação superior.

– O curso é para qualquer um que queira trabalhar com gestão ou quem quer se especializar em direito desportivo. É importante salientar que o cara com graduação já sai daqui com certificado de MBA, que é um plus para carreira de qualquer um, principalmente se tratando do corpo docente que a gente tem, as pessoas que vão ministrar o curso. Fora toda questão de networking em um curso desse tamanho, dessa proporção, com as pessoas que vão dar aula, que vão frequentar, para a carreira de qualquer um é muito importante. Desenvolve toda essa área de contato de forma muito expressiva e toda a parte técnica do curso. Eu fui convidado para falar sobre o desenvolvimento da base, desse novo momento que a gente está passando. É preciso que a gente entenda, mude e trace novas diretrizes para a base do futebol brasileiro, começar a reformular todo esse processo – salientou Getúlio Vargas, ex-jogador e comunicador esportivo.

Para inscrição e mais informações, entrar em contato através do endereço de e-mail llmsportslaw@trevisan.edu.br.

Elise Duque/Assessoria TJD-RJ