Tribunal de Justiça Desportiva
do Futebol do Estado do Rio de Janeiro

Notícias

Home » Notícias » Ciclo de Palestras Direito Desportivo é levado a jornalistas

Ciclo de Palestras Direito Desportivo é levado a jornalistas

Voltado principalmente para advogados que desejam ingressar na Justiça Desportiva, o evento também prestigia a imprensa esportiva

17/10/2019

Ciclo de Palestras Direito Desportivo é levado a jornalistas

O Ciclo de Palestras Direito Desportivo, realizado pela Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (CAARJ) e pela Comissão de Eventos Desportivos da OAB-RJ com apoio do TJD-RJ, apresentou uma palestra a jornalistas da Fox Sports, canal de televisão por assinatura, com o intuito de esclarecer dúvidas sobre a Justiça Desportiva. O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (17), na sede da emissora, na Barra da Tijuca.

Dário Corrêa, vice-presidente da Primeira Comissão Disciplinar do TJD-RJ, bateu um papo com os profissionais da imprensa para que haja mais interação entre os órgãos judicantes e a mídia esportiva, a fim de diminuírem as especulações em cima dos julgamentos desportivos.

O auditor, que também é presidente da Comissão de Eventos Esportivos da OAB-RJ, explicou como é formada a estrutura dos tribunais e a dinâmica de um julgamento, desde a elaboração da súmula até a última instância recursal. Dário também criticou a expectativa que é criada em cima de possíveis punições.

– Quando a imprensa noticia que um jogador pode pegar até 12 jogos de suspensão, e no dia do julgamento ele só pega quatro, desqualifica os tribunais. O torcedor não entende que durante um julgamento muitos fatores podem determinar a pena. Pode haver desclassificação do artigo, prova de vídeo que ilide a súmula, depoimento de testemunhas e entendimentos diferentes acerca do mesmo fato. Um contato direto com militantes do Direito Desportivo, principalmente quando há um caso de grande repercussão, pode levar ao torcedor uma situação bem mais próxima da realidade que apenas a previsão do CBJD e consequentemente uma informação mais completa – disse Dário Corrêa.

O Ciclo de Debates tem como ideal levar aos advogados das subseções da OAB-RJ o bate-papo para que possa abrir novos horizontes aos profissionais sobre o Direito Desportivo e, agora, também aos jornalistas em suas redações.

Elise Duque/Assessoria TJD-RJ