Tribunal de Justiça Desportiva
do Futebol do Estado do Rio de Janeiro

Notícias

Home » Notícias » Carioca 2020 pautado na ética, disciplina desportiva e respeito

Carioca 2020 pautado na ética, disciplina desportiva e respeito

30/12/2019

Carioca 2020 pautado na ética, disciplina desportiva e respeito

2019 está acabando, mas o Campeonato Carioca de 2020 já começou. A bola está rolando desde o último domingo, 22 de dezembro, pela fase preliminar da competição. Disputam essa primeira etapa: Nova Iguaçu, Friburguense, América, Macaé, Portuguesa e Americano. Os dois primeiros colocados avançam e encontram Madureira, Flamengo, Resende, Boavista, Volta Redonda, Botafogo, Vasco, Bangu, Cabofriense e Fluminense. Os outros quatro formarão o Grupo X de onde sairá uma equipe rebaixada. 

Na Taça Guanabara a disputa será com cruzamento entre os grupos e na Taça Rio os times jogarão com adversários da mesma chave. Caso um clube vença os dois turnos e, na classificação geral, não haja outra equipe com mais pontos, será automaticamente o campeão Estadual. Em 2020 o VAR será utilizado nos clássicos, nas semifinais e finais das taças GB e Rio e nas gerais.

Com o início de mais um Campeonato Carioca, vem a preocupação com ética e disciplina dentro e fora das quatro linhas, como bem lembra o procurador-geral André Valentim.

– Mais um charmoso Campeonato Carioca se inicia. Está sendo disputada a fase preliminar, de onde se classificaram dois times para se juntarem aos clubes já classificados. Pelo que já observei da súmula de quatro jogos da seletiva, não existe nenhuma expulsão. Esta Procuradoria deseja que o campeonato transcorra com muita paz, não só entre os atletas como também entre os torcedores. Que tudo transcorra dentro das previsões contidas nos regulamentos que norteiam nossas competições e assim podermos ao fim da disputa mais uma vez mostrar o porquê do nosso Campeonato Carioca ser o mais charmoso do mundo – elogiou Valentim.

O TJD-RJ, em nome do presidente Marcelo Jucá, reitera as palavras do procurador-geral para que o Campeonato Carioca aconteça com sucesso, sem grandes problemas e deseja que o início de uma nova década venha acompanhada de prosperidade para o futebol, para os demais esportes, individualmente e num todo como sociedade.

O Tribunal está em recesso e volta em 6 de janeiro. Em caso de medida de urgência, o contato deverá ser feito através do e-mail tribunal@tjdrj.org.br, mas apenas serão respondidas as solicitações que demandem efetividade imediata, a critério da presidência.

Elise Duque/Assessoria TJD-RJ