Tribunal de Justiça Desportiva
do Futebol do Estado do Rio de Janeiro

Notícias

Home » Notícias » Atleta de 15 anos é suspenso por ofensa racista

Atleta de 15 anos é suspenso por ofensa racista

Clube não manda defesa para Wallace dos Santos e Comissão nomeia advogada dativa

18/09/2018

Atleta de 15 anos é suspenso por ofensa racista

Um menino de 15 anos, jogador do Gardênia Azul, chamou o árbitro de “macacão”, fazendo referência pejorativa ao tom de pele do profissional e cometendo uma injúria racial. Wallace dos Santos, presente no Tribunal nesta terça-feira (18), foi julgado pela Sexta Comissão Disciplinar e punido com a suspensão em quatro jogos e multa de R$ 100. Os auditores consideraram grave o fato e, aproveitando a presença do atleta, da mãe e dos professores, também o advertiram verbalmente em caráter pedagógico.

“Após o término da partida, o atleta Wallace dos Santos, da equipe do Gardênia Azul, foi expulso por vermelho direto após proferir as seguintes palavras ao quarto árbitro: ‘acabou com o jogo, esse macacão do c*’, referindo-se a mim, árbitro da partida. Em seguida foi advertido por sua comissão técnica e retirou-se do campo”, narra o árbitro Augusto Cesar Rodrigues na súmula de jogo.

A Procuradoria do TJD-RJ denunciou Wallace nos termos do artigo 243-F § 1º do CBJD, que fala em “ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto”. O Gardênia Azul não enviou defesa para o jogador. Assim, a Comissão nomeou a Dra. Anália Chagas como dativa.

Em depoimento, Wallace confirmou os fatos narrados, mas disse ter sido uma atitude inexperiente, sem o conhecimento das consequências.

– Wallace é criança. Eu expresso aqui o que eu ouvi do árbitro. O clube não enviou ninguém para defender, ele veio por conta própria com a mãe e os técnicos, porque essas pessoas estão preocupadas com o que aconteceu – defendeu a advogada.

Perguntado se o atleta realmente havia pedido desculpas, o árbitro confirmou e tentou amenizar o episódio.

– Após o término do jogo, ele saiu de cabeça quente e soltou uma frase sem pensar. Acho que o intuito dele não seria uma injúria, mas foi o que ele falou.

Por maioria de votos, Wallace foi suspenso em quatro jogos e multado em R$ 100, mas teve que ouvir o que pensavam os julgadores sobre a atitude tomada contra o árbitro.

– O que você fez é um verdadeiro absurdo, porque você é negro também e você vai passar por todo tipo de provação, todo tipo de preconceito só pelo fato de ser negro. Então, Wallace, você não tinha o direito de fazer o que você fez. O árbitro pode te perdoar, mas a vida não vai te perdoar. O que você fez, por coisas parecidas, as pessoas hoje respondem por processos criminais. As partidas de suspensão que você vai pegar são o de menos. O mais importante é que você saia daqui com a consciência de que não pode fazer isso – explanou o presidente da Sexta Comissão, Dr. Celso Belmiro.

Elise Duque/Assessoria TJD-RJ

As informações de cunho jornalístico redigidas pela Assessoria de Imprensa do TJD-RJ não produzem efeito legal.