Tribunal de Justiça Desportiva
do Futebol do Estado do Rio de Janeiro

Notícias

Home » Notícias » #8M – Dia Internacional da Mulher

#8M – Dia Internacional da Mulher

Uma data de conscientização, mobilização, luta, conquistas e lugar de fala

08/03/2020

#8M – Dia Internacional da Mulher

Em 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Ainda que comercialmente seja considerada uma data comemorativa, o 8M marca a conscientização, mobilização, luta, conquistas e lugar de fala. Os parabéns, flores e presentes estão sendo substituídos por debates, protestos e união.

O 8 de março, data política, representa a história de luta e mobilização das mulheres operárias que, ainda no século 19, se organizavam contra governos e patrões por melhores condições de trabalho. Foram elas que abriram o caminho para que hoje muitas possam ocupar espaços antes exclusivos aos homens e cada vez mais terem voz.

O futebol é um exemplo. Atualmente 15 mulheres atuam no TJD-RJ, entre auditoras, procuradoras e operacional. Isso sem contar as advogadas, que diariamente estão presentes no Plenário Dr. Homero das Neves Freitas para sustentarem em defesa de clubes, jogadores, dirigentes e funcionários. Um número ainda pequeno se formos considerar o todo, mas em constante crescente. 

A pioneira em um Tribunal Desportivo do Futebol foi Renata Mansur, primeira mulher a integrar e presidir uma Comissão Disciplinar. O ano foi 2008 e, até 2012, Renata era a única mulher atuante.

– Confesso que quando cheguei com aquele barrigão todos os homens presentes no recinto me olharam de cima a baixo, com aquela cara de “o que essa mulher faz aqui?”. Minha percepção foi a de que a todo momento faziam questão de falar sobre regras de jogo (escanteio, pênalti, etc) e não disciplinares, para deixar bem claro que mulher não entende nada de futebol. Ocorre que conheço um pouco das regras de jogo, mas para julgar no TJD é necessário o conhecimento técnico do Direito Desportivo e, claro, as regras do CBJD – contou Renata Mansur, que também deixou um recado importante.

– Desejo um feliz dia das mulheres a todas que são guerreiras!!! Lutam por suas famílias, lutam pelos seus trabalhos, lutam pelos seus lares e abdicam de seus desejos pessoais para que tudo esteja em ordem e em paz na vida de quem amam. O dia da mulher significa a morte de 146 trabalhadoras, em 1911, em uma fábrica em Nova York. Ao reivindicarem por melhores condições de trabalho, os patrões fecharam os portões da fábrica e lá morreram todas queimadas para que se calassem! Portanto, sejamos unidas sempre em nossa luta! Que a voz de uma seja de todas ! Ajudemos umas às outras porque só uma mulher pode entender a dor da outra. Aproveitemos o dia das mulheres para refletir sobre nosso dever e importância na sociedade. Parabéns a todas. Sem nós o mundo não existiria – finalizou.

Ainda que de forma gradual e esbarrando em preconceitos baseados no machismo que está estrutural e culturalmente incutido na sociedade, as mulheres, com muita luta e resistência, estão alçando voos mais altos. Mas as estatísticas de opressão, assédio, feminicídio, racismo e desigualdade ainda apontam níveis assustadores e por isso a importância da enfrentamento constante. Ouçam as mulheres e lutem ao lado delas.

Elise Duque/Assessoria TJD-RJ
Imagem: Esther Reynes