Tribunal de Justiça Desportiva
do Futebol do Estado do Rio de Janeiro

Notícias

Home » Notícias » Sub-20 pauta julgamento da Terceira Comissão Disciplinar

Sub-20 pauta julgamento da Terceira Comissão Disciplinar

25/04/2018

Sub-20 pauta julgamento da Terceira Comissão Disciplinar

O Campeonato Carioca Sub-20 trouxe seis processos para a pauta da Terceira Comissão Disciplinar, nesta quarta-feira (25). Excepcionalmente, a sessão foi presidida pelo vice-presidente, Dr. Wagner Dantas.

Observação: Marrony, do Vasco, e Matheus, do Macaé, incursos nos artigos 243-F e 250 do CBJD, respectivamente, tiveram o julgamento adiado. O advogado do vascaíno, Dr. Paulo Rubens, apresentaria o depoimento do atleta como prova de vídeo, mas o aparelho que reproduz as mídias apresentou problemas técnicos. O caso entrará no próximo compromisso da Comissão e a defesa do Vasco poderá levar o jogador para prestar esclarecimentos. A ausência do mesmo nesta sessão foi dada pela participação em uma partida da Copa do Brasil Sub-20.

Confira os casos:

Flamengo x Boavista – Campeonato Carioca Série A Sub-20 – 8 de abril

Wendel, Do Flamengo, recebeu o cartão amarelo por, após uma falta, dizer: “está de sacanagem, apita essa p. direito”. Ainda de acordo com a súmula, o jogador reclamou da advertência acrescentando: “vai se f. Apita essa p. para os dois lados!”. Assim, acabou expulso com o vermelho direto, aos 55 minutos da etapa final.

O atleta foi inicialmente denunciado no artigo 258 § 2º II do CBJD, que fala em “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva; desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões”. A procuradoria pediu a desclassificação para o artigo 243-F, que trata de “ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto”. Desta forma, a defesa do jogador rubro-negro, através do advogado Dr. Rodrigo Frangelli, pediu o adiamento do julgamento por se tratar de uma reclassificação mais penosa, o que não foi atendido.

O relator não acolheu a reclassificação e votou por aplicar um jogo. Os demais auditores acompanharam.

Resende x Fluminense – Campeonato Carioca Série A Sub-20 – 8 de abril

O goleiro do Resende, Nathan Ventura, desferiu um chute que atingiu a costela de um jogador do Fluminense. O lance aconteceu aos oito minutos da etapa inicial e Nathan foi expulso de forma direta. Denunciado com base no artigo 254 § 1º II do CBJD, por “praticar jogada violenta: a atuação temerária ou imprudente na disputa da jogada, ainda que sem a intenção de causar dano ao adversário”, o camisa 1 da equipe foi suspenso em duas partidas.

Bonsucesso x Madureira – Campeonato Carioca Série A Sub-20 – 4 de abril

João Gabriel, atleta do Bonsucesso, recebeu o segundo cartão amarelo, aos 36 minutos, por, ao ser driblado, atingir o adversário com um chute na perna. Incurso no artigo 254 do CBJD, o jogador foi punido com um jogo convertido em advertência.

Aos 57 minutos, Diego Sabino, do Madureira, recebeu o vermelho direto também por cometer uma falta ao ser driblado. O atleta deu um chute que acertou a coxa do oponente. Igualmente incurso no artigo 254 do CBJD, Diego pegou uma partida.

Já Gabriel Pereira, do Bonsucesso, estava no banco de reservas quando foi expulso com vermelho direto. O suplente arremessou uma garrafa dentro de campo, passando próximo ao um atleta do Madureira. O jogo estava parado para cobrança de uma falta do Tricolor Suburbano. Respondendo pelo artigo 254-A, por “praticar agressão física”, combinado com 157 do CBJD, Gabriel pegou o gancho de quatro partidas.

Nova Iguaçu x Macaé – Campeonato Carioca Série A Sub-20 – 7 de abril

De acordo com a súmula, a chegada tardia da equipe do Macaé ao local da partida deu causa a 25 minutos de atraso no início do jogo. A equipe de arbitragem e do Nova Iguaçu aguardaram dentro de campo. Desta forma, o Macaé foi denunciado no artigo 206 do CBJD, por “dar causa ao atraso do início da realização de partida, prova ou equivalente, ou deixar de apresentar a sua equipe em campo até a hora marcada para o início ou reinício da partida”.

A defesa não conseguiu mudar o entendimento da maioria dos auditores e o clube foi multado em R$ 150 por minuto de atraso, totalizando R$ 3.750.

Volta Redonda x América – Campeonato Carioca Série A Sub-20 – 6 de abril

O Volta Redonda perdeu Gabriel da Mata aos 86 minutos de jogo com o cartão vermelho direto. O atleta atingiu o adversário com um pontapé por trás, em um contra-ataque. Incurso no artigo 254-A do CBJD, o jogador pegou um jogo quanto à desclassificação para o caput.

Madureira x Cabofriense – Campeonato Carioca Série A Sub-17 – 7 de abril

Aos 77 minutos de jogo, o atleta do Madureira, Pedro Henrique, recebeu o cartão vermelho direto por atingir o peito do adversário com força excessiva. No final da partida, Lucas da Silva, da Cabofriense, deu um chute na perna do oponente enquanto estava caído e fora da disputa de bola. Com o segundo cartão amarelo, o atleta acabou expulso.

Ambos foram denunciados no artigo 254 do CBJD, que fala em “praticar jogada violenta”. O primeiro denunciado foi punido em três jogos de suspensão e o segundo em um, por unanimidade de votos.

Flamengo x Vasco – Campeonato Carioca Série A Sub-17 – 7 de abril

Aos 90 minutos de jogo, João Victor, do Flamengo, recebeu o segundo cartão amarelo por atingir o pé direito do oponente, em disputa de bola. Respondendo pelo artigo 254, o atleta foi advertido.

Colônia x Desportivo Ação – Copa Rio Amador da Capital Sub-17 – 25 de março

Guilherme de Azevedo, do Colônia, foi expulso aos 60 minutos, de forma direta, por desferir uma cotovelada na cabeça do goleiro adversário, em disputa de bola, dentro da área penal.

O jogador foi denunciado com base no artigo 254-A § 1º I do CBJD, “praticar agressão física: desferir dolosamente soco, cotovelada, cabeçada ou golpes similares em outrem, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido”, mas punido em uma partida pela desclassificação para o artigo 254. A decisão foi unânime.

Elise Duque/Assessoria TJD-RJ

As informações de cunho jornalístico produzidas pela Assessoria de Imprensa do TJD-RJ não produzem efeito legal.