Tribunal de Justiça Desportiva
do Futebol do Estado do Rio de Janeiro

Notícias

Home » Notícias » Preparador físico e reserva do Americano punidos por xingamentos

Preparador físico e reserva do Americano punidos por xingamentos

Ofensas direcionadas à arbitragem não passam em branco na Terceira Comissão Disciplinar

19/09/2018

Preparador físico e reserva do Americano punidos por xingamentos

O Americano entrou em campo no dia 22 de agosto para enfrentar o Madureira, pela Copa Rio. Além da derrota por 3 a 1, teve duas expulsões. O preparador físico Dimas de Souza e Valdir, por reclamações acintosas contra as marcações da arbitragem. A Terceira Comissão Disciplinar os julgou na noite desta quarta-feira (19) e puniu o primeiro com dois jogos e o segundo com advertência.

No intervalo, Dimas de Souza ofendeu o árbitro, como o próprio menciona na súmula, dizendo: “marca essa p* direito, arbitragem ridícula. Não apita p* nenhuma, arbitragem vergonhosa”. Depois da partida, o preparador físico ainda teria invadido o campo, ido em direção a equipe de arbitragem e proferido: “está satisfeito? Não apita p* nenhuma. Essa arbitragem está de sacanagem”.

Depois, aos 83 minutos, Valdir também foi expulso. O jogador, que aquecia com os companheiros de equipe atrás do gol, recebeu o cartão vermelho direto por xingar: “apita essa p* direito, c*”. O documento de jogo diz que a partida foi paralisada para exclusão do reserva.

Ambos foram denunciados nos termos do artigo 258 § 2º II, “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva: desrespeitar os membros da equipe de arbitragem ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões”, porém o preparador incurso duas vezes. A decisão de suspender Dimas em dois jogos (um para cada imputação) e advertir Valdir foi unânime.

Elise Duque/Assessoria TJD-RJ

As informações de cunho jornalístico redigidas pela Assessoria de Imprensa do TJD-RJ não produzem efeito legal.