Tribunal de Justiça Desportiva
do Futebol do Estado do Rio de Janeiro

Notícias

Home » Notícias » Empurrões, socos e xingamentos em partida sub-15

Empurrões, socos e xingamentos em partida sub-15

Comissão penaliza jogadores por infrações no Campeonato Carioca da categoria

11/07/2018

Empurrões, socos e xingamentos em partida sub-15

Uma confusão tirou quatro jogadores da partida entre Botafogo e Madureira, pelo Campeonato Carioca Sub-15, no dia 16 de junho. A Comissão Disciplinar responsável por julgar as infrações, nesta quarta-feira (11), foi a Sétima. Pelo lado alvinegro, o goleiro Cauã foi punido com um jogo e Matheus Nunes absolvido. João Pedro e Igor, do Tricolor Suburbano, pegaram uma partida e absolvição, respectivamente.

Entenda o caso:

Aos 80 minutos, o goleiro do Botafogo, Cauã Oliveira, estava pronto para recolocar a bola em jogo quando João Pedro, do Madureira, tentou impedir, o que gerou uma troca de socos e um princípio de confusão. Os dois jogadores foram expulsos com vermelho direto e denunciados no artigo 254-A do CBJD, por “praticar agressão física”.

A súmula conta que durante o tumulto, o botafoguense Matheus Nunes trocou empurrões com Igor Eduardo e disse: “filho da p. Você é um m.”. Em resposta, o atleta do Madureira proferiu: “vai tomar no c. M. é você, babaca”. Pela expulsão direta, Matheus e Igor responderam pela imputação aos artigos 258, “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”, e 243-F, “ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto”, na forma do artigo 184 do CBJD, “quando o agente mediante mais de uma ação ou omissão, pratica duas ou mais infrações, aplicam-se cumulativamente as penas”.

Por unanimidade, Cauã e João Pedro foram punidos em um jogo, quanto à desclassificação para o artigo 250 do CBJD, “praticar ato desleal ou hostil”, e Matheus e Igor absolvidos.

Liga de Bom Jardim x Liga de Santa Maria Madalena – Campeonato de Ligas Sub-17 – 16 de junho

O técnico da Liga de Santa Maria Madalena, José Antônio Rizeto, agiu de forma antidesportiva e foi expulso, aos 40 minutos. Conta a súmula que o treinador reclamou reiteradamente das marcações da arbitragem. A Procuradoria denunciou José Antônio no artigo 258 do CBJD, “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código”. O relator do processo, Dr. Ângelo Vargas, considerou vago o relato sumular e absolveu Rizeto. A decisão foi unânime.

Friburguense x Carapebus – Carioca Série B1 Profissional – 16 de junho

Com o segundo cartão amarelo, Renan Marcelo teve que deixar o campo de jogo mais cedo. O atleta do Carapebus atingiu as pernas do adversário com um pontapé,. em disputa de bola, na intermediária, próximo à linha lateral.

Renan foi denunciado com base no artigo 254 § 1º I do CBJD, mas os auditores desclassificaram para o artigo 250. A Comissão, após ter assistido à prova de vídeo, não viu o contato físico transcrito na súmula. Considerou também o fato de Renan não ter sido expulso de forma direta, uma vez que cometeu uma falta de jogo. Por unanimidade, o jogador foi punido em uma partida.

Unisouza x Juventude – Campeonato Amador da Capital Sub-15 e Sub-17 – 16 de junho

O Juventude foi denunciado duas vezes por W.O. A primeira situação aconteceu por não ter o número suficiente de atletas, na partida com o Unisouza, no dia 16 de junho, pelo Amador da Capital, na categoria sub-15. Depois, na mesma data e diante do mesmo adversário, porém no sub-17, não apresentou a equipe.

O clube respondeu pelo artigo 203 do CBJD, “deixar de disputar, sem justa causa, partida, prova ou o equivalente na respectiva modalidade, ou dar causa à sua não realização ou à sua suspensão”. Com unanimidade de votos, o Juventude foi punido com multa de R$ 100 e perdeu dos pontos, em cada categoria.

Liga de Nilópolis x Liga de Queimados – Campeonato de Ligas Municipais Sub-17 – 23 de junho

Patrick Neris, atleta da Liga de Queimados, recebeu o segundo amarelo aos 89 minutos de bola rolando. O jogador deu um pontapé na perna do adversário, em disputa de bola, na altura da linha lateral de ataque no Nilópolis, em frente ao assistente de número um.

Incurso inicialmente no artigo 54 § 1º I do CBJD, Patrick foi punido em um jogo quanto à desclassificação para o artigo 250, por unanimidade.

Carapebus x Olaria – Carioca Série B1 Profissional – 2 de junho

Um tranco nas costas do adversário, durante um contra-ataque, tirou mais cedo de campo William Silva, do Olaria. Respondendo pelo artigo 250 do CBJD, todos os auditores da Sétima Comissão advertiram o jogador.

Itaboraí x Audax Rio – Carioca Série B1 Sub-20 – 20 de junho

O árbitro Guilherme Bravin relata na súmula que, aos 90 minutos de jogo, Nathan Castro, do Audax, iniciou um bate-boca com Davi dos Santos, do Itaboraí, dizendo: “vai tomar no seu c.”. Davi revidou proferindo: “vai tomar no seu c. você.”. Os xingamentos aconteceram após uma disputa de bola e ambos foram expulsos com o cartão vermelho direto.

Denunciados no artigo 258 do CBJD, foram suspensos em uma partida, já cumprida em automática, por maioria de votos.

Elise Duque/Assessoria TJD-RJ

As informações de cunho jornalístico produzidas pela Assessoria de Imprensa do TJD-RJ não produzem efeito legal.