Tribunal de Justiça Desportiva
do Futebol do Estado do Rio de Janeiro

Notícias

Home » Notícias » Decisões da Segunda Comissão Disciplinar

Decisões da Segunda Comissão Disciplinar

03/12/2019

Decisões da Segunda Comissão Disciplinar

Reunida na tarde desta terça-feira (3), sob a presidência do Dr. Wanderley Rebello, a Segunda Comissão deliberou sobre os seguintes processos. Acompanhe.

Boavista x Vasco da Gama – Torneio Guilherme Embry Sub-16 – 7 de novembro

O vascaíno Marlow calçou as pernas do adversário e recebeu o segundo cartão amarelo. A expulsão ocorreu aos 80 minutos de jogo. 

A Procuradoria incluiu Marlow no artigo 250 do CBJD, “ato desleal ou hostil”. O advogado Paulo Máximo criticou a súmula e minimizou a ação do atleta.

– A súmula não descreve a jogada de forma a permitir que essa Comissão proceda o julgamento. Nesse sentido a defesa pugna pela absolvição por entender que o atleta infringiu uma regra de jogo e não uma conduta antidesportiva.

Os auditores, em unanimidade, aplicaram a pena mínima de um jogo, voto justificado pelo relator Rodrigo Octávio Borges.

– A palavra que me chama atenção é “calçar”. Isso nos dá uma conotação de certa agressividade na conduta e pela presunção de veracidade da súmula. Não tendo havido tanta violência, considerando o segundo amarelo, eu voto pela pena de uma partida.

Vasco da Gama x Flamengo – Torneio Guilherme Embry Sub-16 – 19 de novembro

Na mesma competição, porém diante do Flamengo e no dia 19 de novembro, o Vasco também teve Caio Eduardo expulso. O atleta recebeu o segundo cartão amarelo, aos 60 minutos, após atingir o oponente com um carrinho lateral.

Caio foi incurso no artigo 250 do CBJD e, por unanimidade, apenado também em uma partida.

Fluminense x Vasco da Gama – Carioca Feminino Adulto – 9 de novembro

Suziane Alvarenga, atleta do Vasco, respondeu pelo artigo 254 § 1º II do CBJD, “jogada violenta: atuação temerária ou imprudente na disputa da jogada, ainda que sem a intenção de causar dano ao adversário”.

A vascaína recebeu o segundo cartão amarelo, aos 49 minutos, após atingir com a perna esquerda a coxa da adversário. De acordo com a súmula, impedindo um ataque promissor, no meio campo, próximo à linha lateral de defesa do Vasco.

Para o advogado Paulo Máximo, a atleta trocou o gol pelo cartão e como consequência foi expulsa. Por unanimidade, a Comissão puniu Suziane com a pena mínima de um jogo.

Elise Duque/Assessoria TJD-RJ
(Reprodução autorizada mediante citação do TJD-RJ e crédito nas fotos)

As informações de cunho jornalístico redigidas pela Assessoria de Imprensa do TJD-RJ não produzem efeito legal.