Tribunal de Justiça Desportiva
do Futebol do Estado do Rio de Janeiro

Notícias

Home » Notícias » Decisões da Segunda Comissão Disciplinar

Decisões da Segunda Comissão Disciplinar

14/08/2018

Decisões da Segunda Comissão Disciplinar

A Segunda Comissão Disciplinar, presidida excepcionalmente pelo Dr. Leonardo Rangel, julgou oito processos da tarde desta terça-feira (14). Veja como foram as decisões tomadas pelo Colegiado.

Vasco x Boavista – Torneio Guilherme Embry Sub-16 – 20 de junho

O vascaíno Lucas de Castro foi punido em quatros jogos por unanimidade de votos. De acordo com o árbitro, o jogador foi expulso de forma direta, aos 80 minutos, por tentar agredir o adversário com uma cotovelada, fora da disputa de bola.

Lucas foi denunciado no artigo 254-A I do CBJD, “praticar agressão física durante a partida: desferir dolosamente soco, cotovelada, cabeçada ou golpes similares em outrem, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido”. Pelo próprio relato sumular, a Comissão aplicou o artigo 157 do CBJD, onde a forma tentada reduz a pena pela metade, ficando então suspenso em dois jogos.

Kosmos x Independente – Amador da Capital Sub-17 – 15 de julho

“Expulsei, aos três minutos do segundo tempo, o atleta Felipe de Couto Marques, do Independente, por calçar a perna direita do adversário, que iria em direção ao gol”, assim narrou o árbitro Luan Henrique faria para explicar a exclusão por mais um cartão amarelo.

Felipe respondeu por “praticar jogada violenta”, de acordo com o artigo 254 do CBJD, e, por unanimidade, foi punido com um jogo.

Greminho x Observa Rio – Amador da Capital Sub-17 – 15 de julho

Romário Alexandre acertou um toque por trás nas pernas do oponente, impossibilitando um contra-ataque. O atleta do Observa Rio recebeu o segundo cartão amarelo e deixou o campo aos 35 minutos do primeiro tempo.

Respondendo por “praticar ato desleal ou hostil”, Romário foi punido em uma partida, por unanimidade de votos.

Rio São Paulo x São Cristóvão – Carioca Série B1/B2 Sub-15 – 15 de julho

63 de jogo, reclamar de forma acintosa e persistente contra as decisões da arbitragem: “vocÊ está errando só contra nós. Apita igual para os dois times. Está de sacanagem?”

O auxiliar técnico do Rio São Paulo, Felipe José Alves, foi denunciado pela Procuradoria por, de acordo com a súmula, reclamar de forma acintosa e persistente contra as decisões da arbitragem, proferindo: “você está errando só contra nós. Apita igual para os dois times. Está de sacanagem?”. O lance aconteceu aos 63 minutos de jogo.

Felipe foi incurso no artigo 258 do CBJD, onde trata de “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”. Por unanimidade, o auxiliar foi punido em uma partida.

Rio de Janeiro x São Cristóvão – Carioca Série B2 Sub-20 – 15 de julho

Igor Ricardo foi expulso com vermelho direto, aos 89 minutos, por dizer ao árbitro: “você conseguiu o que queria. Marcando estas faltas de perigo de gol. Vai tomar no c*, vai se f*. Agora está satisfeito?” O jogador do São Cristóvão, denunciado no artigo 258 do CBJD, foi suspenso em dois jogos, por unanimidade de votos.

Viva Rio/Pérolas Negras x Juventus – Carioca Série B2 Profissional – 15 de julho

Pela sexta rodada do primeiro turno, Matheus Percoraro, do Viva Rio, foi expulso por dar um carrinho lateral e atingir a perna direita do oponente, que não precisou de atendimento médico. O lance aconteceu aos 68 minutos e o jogador deixou o campo de jogo pela aplicação do segundo cartão amarelo.

Denunciado no artigo 254 § 1º I do CBJD, “qualquer ação cujo emprego da força seja incompatível com o padrão razoavelmente esperado para a respectiva modalidade”, Matheus teve como decisão unânime a suspensão de um jogo.

Campos x Rio São Paulo – Carioca Série B2 Profissional – 15 de julho

Vinícius Brandão, do Rio São Paulo, foi punido com um jogo, por unanimidade, pela incursão no artigo 254 § 1º I do CBJD.

O relato sumular conta: “aos 93 minutos, expulsei com o vermelho direto o senhor Vinícius Brandão, atleta do Rio São Paulo, por ter atingido com um chute, durante disputa de bola, as pernas do adversário. O lance aconteceu próximo à bandeira de escanteio do campo de defesa do Rio São Paulo, de frente para o assistente de número um. O jogador atingido precisou de atendimento médico, mas permaneceu na partida”.

Bonsucesso x Barra da Tijuca – Carioca Série B1 Profissional – 17 de julho

Após o término da partida, Francisco Luciano, gerente de futebol do Bonsucesso, começou a aplaudir de maneira irônica a saída de campo da equipe de arbitragem e proferiu para o assistente de número um: “você viu, seu covarde”. Logo após, o mesmo invadiu o vestiário dos mesmos e o árbitro Diego da Silva Lourenço interveio para que não chegasse às vias de fato. Na sequência, o fisioterapeuta Arthur Carvalho também invadiu o local tentando intimidar o mesmo assistente.

Francisco foi denunciado nos artigos 243-F, “ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto”, e 258-B, “invadir local destinado à equipe de arbitragem, ou o local da partida, prova ou equivalente, durante sua realização, inclusive no intervalo regulamentar”. Arthur foi incurso no 258-B.

Foi requerida pela procuradora, Dra. Clarissa Lugarinho, a baixa do processo para aditamento da denúncia. Francisco e Arthur serão intimados para novo julgamento.

Elise Duque/Assessoria TJD-RJ

As informações de cunho jornalístico redigidas pela Assessoria de Imprensa do TJD-RJ não produzem efeito legal.