O EC Resende foi multado em dois processos julgados na tarde desta segunda-feira (24/11), pela 1ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro, por não comparecer com suas atletas para jogar partidas dos Campeonatos Estaduais Femininos Sub-17 e Adulto.
Na categoria Sub-17, o clube levou um W.O em partida contra o Angra dos Reis, pela 1ª Fase da competição, no dia 18 de outubro. O time chegou atrasado para a partida, devido a quebra do ônibus que levava a equipe para o Estádio Jair Toscano, em Angra.
A defesa, representada pela Dra. Ana Linhares, apresentou prova de vídeo e áudio mostrando a peça do veículo quebrado na estrada, além do motorista declarando que o ônibus não tinha como prosseguir viagem.

“O clube ainda contratou outro ônibus. Tem a conversa de WhatsApp mostrando o valor cobrado e pago pelo presidente da equipe pelo outro veículo”, ressaltou a advogada, frisando que, apesar do atraso, o time se apresentou para a partida. “Chegou atrasado, mas as jogadoras estavam no estádio dentro do prazo estabelecido pela arbitragem”, disse.
Porém, apesar dos apelos da defesa, o juri levou em conta o que estava escrito pela arbitragem na súmula e pelo relato do delegado da partida. “Ele relata que a equipe foi avisada que já estava atrasada, e que a partida era para ter começado às 14h45. Porém, o treinador da equipe disse que o jogo era 15 horas. Ficou então essa discussão sobre o horário do jogo e o time acabou levando o W.O. por não estar no horário dentro do prazo dado de 30 minutos (15 +15) pela arbitragem. Ao invés dele colocar sua equipe em campo, ficou discutindo horário”, salientou o relator do processo, Dr. Leonardo Rangel.
Por unanimidade, o clube recebeu a multa de 500 reais pelo Artigo 203 do CBJD.
Na categoria Adulta, o EC Resende foi multado em 100 reais, pelo mesmo artigo anterior, por não comparecer também ao campo de jogo na partida em que era mandante contra o Pérolas Negras, também no dia 18 de outubro.

A Dra. Ana Linhares mostrou ao juri um ofício que o clube enviou a Polícia Militar dias antes do jogo, e que a equipe levou o W.O. por não ter apresentado o documento ao delegado no dia da partida. “O clube não apresentou o ofício no dia, mas estava lá para jogar” argumentou a advogada.
Entretando, novamente a 1ª Comissão Disciplinar não concordou com a defesa, pois não havia nenhuma prova de que a equipe estava presente no jogo, nem mencionada em súmula e nem no relato do delegado da partida. O EC Resende acabou levando, então, a multa de menor valor do juri.