O atleta do Vasco da Gama, Emanuel, foi suspenso por 1 partida (já cumprida) por sua expulsão no fim da 2ª partida da decisão da Copa Rio Sub-17, realizada no dia 14 de novembro, no Nivaldo Pereira, em Austin. No mesmo jogo, o Flamengo, que acabou sagrando-se campeão, foi multado em 1600 reais por atrasar o início da final.
A defesa do atleta, representada pelo Dr. Pedro Henrique Moreira, alegou que o atleta xingou apenas num ato de desabafo. “Ele estava comemorando um gol. Havia um descontentamento com a arbitragem e foi mais desabafo do que provocação, devido ao momento do jogo. Era no fim da partida”, enfatizou.
Já o advogado do Flamengo, Dr. João Pedro Damasceno, argumentou que o clube atrasou o início de jogo, por chegar atrasado ao estádio, devido ao trânsito no caminho até o local de jogo. “Flamengo chegou antes da equipe do Vasco. Os dois chegaram atrasados para o jogo”, disse.
A 3ª Comissão Disciplinar Regional do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro não acatou as alegações de ambos os advogados e puniu o jogador vascaíno com a pena mínima no Artigo 258 do CBJD, enquanto oa equipe rubro-negra foi multada em R$ 200,00 por minuto atrasado, totalizando R$ 1.600,00 no Art. 206.