Tribunal de Justiça Desportiva
do Futebol do Estado do Rio de Janeiro

Notícias

Home » Notícias » TJD-RJ participa de reunião do Plano Integrado de Segurança no Futebol

TJD-RJ participa de reunião do Plano Integrado de Segurança no Futebol

Clubes se comprometem a romper com torcidas organizadas em encontro na FERJ

20/01/2018

TJD-RJ participa de reunião do Plano Integrado de Segurança no Futebol

Nesta sexta-feira (19), na sede da FERJ, uma reunião debateu medidas a fim de combater a violência nos estádios. Os clubes se comprometeram a romper relações com as torcidas organizadas. Esses torcedores deverão ter um setor específico nos estádios, horário de entrada e saída diferenciados e isolamento no entorno das praças esportivas e vias públicas, com passagem permitida apenas mediante apresentação do ingresso e de um cadastro individual junto ao GEPE. As providências serão tomadas em jogos de grande apelo.

O presidente do TJD-RJ, Marcelo Jucá, presente no encontro, acredita que este é apenas o primeiro passo para evitar que as torcidas organizadas continuem criando um ambiente de medo e terror nos jogos de futebol.

– Não saímos da reunião na FERJ com a solução perfeita, mas certamente foi dado um pontapé inicial para que os danos causados por esses bandidos travestidos de torcedores sejam minimizados. Lembro que as medidas já foram implementadas em outras praças desportivas com sucesso, como por exemplo, nas arenas do Corinthians e Palmeiras.

Além do TJD-RJ, também estiveram presentes representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Estado, ALERJ, CBF, STJD, Polícia Militar, Guarda Municipal, Bombeiros e Maracanã. Dos clubes, Botafogo, Flamengo e Fluminense participaram da reunião. O Vasco estava envolvido com eleição presidencial.

As decisões ficaram acordadas de forma verbal, mas um documento será elaborado e entregue ao Ministério Público para oficializar a resolução e implantar as medidas no Campeonato Carioca de 2018.

Elise Duque/Assessoria TJD-RJ
Fotos: Úrsula Nery/Agência FERJ