Tribunal de Justiça Desportiva
do Futebol do Estado do Rio de Janeiro

Notícias

Home » Notícias » Segunda Comissão Disciplinar julga oito processos

Segunda Comissão Disciplinar julga oito processos

27/03/2018

Segunda Comissão Disciplinar julga oito processos

Em julgamento desta terça-feira (27), a Segunda Comissão Disciplinar, presidida excepcionalmente pelo Dr. Leonardo Rangel, analisou e votou oito processos de competições de âmbito estadual.

Colônia x Real Maré – Amador da Capital Sub-17 – 3 de março

O jogador do Real Maré, Felipe Barcelos, usou a mão para interceptar a bola e acabou expulso. Denunciado no artigo 250 do CBJD, “praticar ato desleal ou hostil”, o atleta pegou um jogo de suspensão, por unanimidade de votos.

Gardênia Azul x Cruzeiro – Amador da Capital Sub-17 – 4 de março

Aos 88 minutos, o treinador do Cruzeiro, Luciano Mattos, provocou um atleta adversário dizendo: “vai jogar sua bolinha, seu fraco”. Pela expulsão, o técnico respondeu ao artigo 258 do CBJD, que trata de “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”. Em decisão unânime, Luciano pegou dois jogos.

América x Bonsucesso – Campeonato Carioca Série A Sub-20 – 7 de março

Matheus de Orliãos, do América, logo após o apito final, desferiu e acertou um soco no rosto do adversário. Em ato contínuo, o oponente tentou fugir do lance, mas foi perseguido e novamente agredido por Matheus.

O denunciado foi incurso no artigo 254-A § 1º I-II do CBJD, que fala em “praticar agressão física: I – desferir dolosamente soco, cotovelada, cabeçada ou golpes similares em outrem, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido; II – desferir chutes ou pontapés, desvinculados da disputa de jogo, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido”.

Por unanimidade de votos, Matheus foi punido em seis partidas de suspensão.

América x Flamengo – Campeonato Carioca Série A Sub-20 – 10 de março

O preparador físico do América, Tássio Fernandes, pegou um jogo convertido em advertência. O profissional, após a marcação de uma falta contra a própria equipe, fez gestos com os dois braços abertos contra o árbitro e disse: “está de sacanagem? Só para eles? Assim fica fácil”. Ao pedir que se acalmasse e sentasse, o preparador se recusou e acabou expulso. Tássio foi denunciado no artigo 258 § 2º II do CBJD, por “II – desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões”.

Aos 79 minutos, Francklin Santos, também do América, recebeu o segundo cartão amarelo por ter atingido por trás as pernas do adversário, que estava em contra-ataque já na entrada da grande área. O atleta foi incurso no artigo 254 § 1º II do CBJD, que fala em “praticar jogada violenta: II – a atuação temerária ou imprudente na disputa da jogada, ainda que sem a intenção de causar dano ao adversário”. Francklin foi advertido, por maioria de votos, quanto à desclassificação para o artigo 250.

Flamengo x Botafogo – Campeonato Carioca Série A Sub-20 – 17 de março

Expulso com o segundo cartão amarelo aos 45 minutos da etapa final, por acertar um pontapé de forma temerária, Jonathan Silva, do Botafogo, foi incurso no artigo 254 § 1º I do CBJD, por “I – qualquer ação cujo emprego da força seja incompatível com o padrão razoavelmente esperado para a respectiva modalidade”. Por unanimidade de votos, o jogador foi absolvido.

Fluminense x Vasco – Campeonato Carioca Série A Sub-20 – 7 de março

No clássico sub-20 entre Fluminense e Vasco, Diogo Augusto, do tricolor, foi expulso aos 91 minutos com o segundo amarelo. O atleta agarrou o adversário, na altura do ombro, em disputa de bola e no campo de ataque vascaíno. Incurso no artigo 250 do CBJD, Diogo foi absolvido, por maioria de votos.

Los Angeles x Futuro do Lagartixa – Amador da Capital Sub-17 – 10 de março

Aos 42 minutos do primeiro tempo, após a marcação de uma falta cometida por Harison Oliveira, do Los Angeles, em cima de Wagner Felipe, do Projeto Futuro, ambos foram expulsos com cartão vermelho direto. A súmula não é clara, mas cita que o segundo denunciado deu um chute na barriga do primeiro, que revidou com um soco nas costas.

Harison, denunciado no artigo 254-A § 1º I do CBJD, foi suspenso em cinco jogos e Wagner Felipe, incurso no artigo 254-A § 1º II, pegou quatro partidas.

Já na etapa final, aos 15 minutos, Gabriel Moreira, do Los Angeles, recebeu o segundo amarelo ao atingir, segundo a súmula de forma proposital, o rosto do adversário. Respondendo pelo artigo 254-A § 1º I do CBJD, Gabriel pegou o gancho de seis jogos.

Cara Virada x Projeto Futuro do Lagartixa – Amador da Capital Sub-17 – 18 de março

Peterson Alexandre, do Cara Virada, e Patrick Henrique, do Projeto Futuro, foram expulsos com cartão vermelho direto, aos cinco minutos do segundo tempo, por agressões mútuas. Ambos acabaram denunciados no artigo 254-A § 1º I do CBJD. Por unanimidade de votos, Peterson e Patrick foram suspensos em quatro jogos.

Elise Duque/Assessoria TJD-RJ

As informações de cunho jornalístico produzidas pela Assessoria de Imprensa do TJD-RJ não produzem efeito legal.