Tribunal de Justiça Desportiva
do Futebol do Estado do Rio de Janeiro

Notícias

Home » Notícias » Plantão TJD-RJ funciona ativamente para manter a ordem desportiva

Plantão TJD-RJ funciona ativamente para manter a ordem desportiva

Seis medidas são despachadas após confusão no jogo entre Nova Iguaçu e Goytacaz, no Laranjão

08/01/2019

Plantão TJD-RJ funciona ativamente para manter a ordem desportiva

O TJD-RJ ficou em recesso de final de ano entre os dias 21 de dezembro de 2018 e 8 de janeiro de 2019, porém, assim como estabelecido pelo presidente, Dr. Marcelo Jucá, recebeu pedidos urgentes. Ao todo foram despachadas seis medidas, todas envolvendo Nova Iguaçu e Goytacaz, que tiveram problemas com torcedores na primeira rodada da Fase Preliminar do Campeonato Carioca. O funcionamento ativo do plantão foi de suma importância para garantir a ordem desportiva diante da gravidade dos fatos ocorridos.

No dia 22 de dezembro, as equipes estrearam no Cariocão 2019, no Estádio Jânio Moraes, mas torcedores do Goytacaz tentaram invadir o vestiário do próprio time para tirar satisfação com o goleiro Paulo Henrique. No meio da confusão foi ouvido tiro de arma de fogo. Considerando sérias as ocorrências, Marcelo Jucá, no dia seguinte, atendeu o pedido da Procuradoria e interditou o Laranjão e proibiu a entrada da torcida do Goyta em qualquer jogo do clube.

Em 25 de dezembro, Natal, o Departamento Jurídico do clube de Campos tentou reverter a decisão, mas sem sucesso. Jucá entendeu não ter ficado comprovado que os torcedores possuem condições de frequentar arenas esportivas.

Com o aval do 8º Batalhão da Polícia Militar, o Goyta enfim conseguiu um parecer favorável, porém parcialmente. A torcida foi liberada apenas como mandante, já que a PM afirmou ter sido apresentado um Plano de Segurança do Estádio pela empresa responsável cumprindo as exigências feitas no laudo emitido em fevereiro de 2018.

O quarto despacho durante o plantão foi indeferindo o pedido de reconsideração do Nova Iguaçu. O clube juntou aos autos um Boletim de Ocorrência interno da PM, onde narra que para conter a confusão foi necessário o uso de arma de fogo. Mesmo entendendo que o NIFC se preocupou em esclarecer os fatos, Marcelo Jucá disse não existir segurança para evitar que novos tumultos acontecessem.

O Laranjão só foi liberado no dia 4 de janeiro, quando o 20º BPM esclareceu que no período de setembro de 2017 a dezembro de 2018 não tiveram episódios de violência entre torcedores nos diversos eventos sediados no Estádio Jânio Moraes, com exceção da partida entre Nova Iguaçu e Goytacaz. Informou também que foi necessário efetuar um disparo de arma de fogo para o alto, com intuito de dispersar as pessoas que tentaram invadir o vestiário e que os fatos também estão sendo apurados internamente pelo próprio comando do Batalhão.

A última tentativa do Goytacaz durante o plantão de reaver a permissão da torcida também como visitante aconteceu em 5 de janeiro, mas as arquibancadas continuam impedidas para o Goyta fora de casa. Os argumentos, de acordo com o parecer do presidente, são subjetivos e a ligação do clube com as torcidas organizadas dão sustentação ao indeferimento.

O julgamento do processo ainda não tem data para acontecer.

Veja as notícias publicadas durante o plantão do TJD-RJ:

Elise Duque/Assessoria TJD-RJ