Tribunal de Justiça Desportiva
do Futebol do Estado do Rio de Janeiro

Notícias

Home » Notícias » Julgados da Sétima Comissão Disciplinar

Julgados da Sétima Comissão Disciplinar

12/09/2018

Julgados da Sétima Comissão Disciplinar

Em pauta com nove processos, a Sétima Comissão Disciplinar se reuniu nesta quarta-feira (12) e decidiu sobre os casos a seguir.

São Gonçalo x Sampaio Corrêa – Série B1 Sub-20 – 18 de agosto

O médico para partida entre São Gonçalo e Sampaio Corrêa demorou para chegar e atrasou o início do jogo em 10 minutos. Houve retardo também no pagamento da taxa de arbitragem. Assim, o São Gonçalo foi denunciado no artigo 206 do CBJD, “dar causa ao atraso do início da realização de partida, prova ou equivalente, ou deixar de apresentar a sua equipe em campo até a hora marcada para o início ou reinício da partida”.

Por unanimidade de votos, a Comissão absolveu o São Gonçalo.

Goytacaz x América – Série A Sub-17 – 7 de agosto

Lucas Barcelos, do Goytacaz, deu um carrinho frontal nas duas pernas do oponente, sendo expulso de forma direta, aos 62 minutos. O jogador foi incurso no artigo 254 II do CBJD, por “praticar jogada violenta: a atuação temerária ou imprudente na disputa da jogada, ainda que sem a intenção de causar dano ao adversário”.

Aos 89 minutos, também com o vermelho direto, Robson Júnior, do América, foi expulso por desferir um soco no rosto do adversário. O atleta foi denunciado nos termos do artigo 254-A I do CBJD, que fala em “praticar agressão física: desferir dolosamente soco, cotovelada, cabeçada ou golpes similares em outrem, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido”.

Por maioria de votos, Lucas foi punido com a suspensão de um jogo e, por unanimidade, Robson apenado em quatro partidas.

São Gonçalo x Sampaio Corrêa – Série B1 Profissional – 18 de agosto

Após a marcação de uma falta para o Sampaio Corrêa, o preparador físico da equipe, Jairo Corsino, reclamou com a arbitragem dizendo: “você fala para c*”. O profissional foi expulso.

A Procuradoria denunciou Jairo no artigo 258 do CBJD, que trata de “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”.

Sustentando que o caráter pedagógico já foi atendido, com a expulsão e o desfalque na partida posterior, o advogado de defesa, Dr. Mauro Chidid, pediu a absolvição do preparador, sendo atendido por todos os auditores.

Audax Rio x Barra Mansa – Série B1/B2 Sub-15 – 26 de agosto

Aos 88 minutos de jogo, Yan de Castro foi expulso de forma direta. No atleta do Audax Rio reclamou da arbitragem dizendo: “você é um m*, não apita nada, vai tomar no c*”. Após receber o cartão vermelho, continuou reclamando até deixar o campo.

Yan foi incurso no artigo 258 II do CBJD, por “desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões”. Em decisão unânime, o jogador foi punido em um jogo.

Imperial x Mamaô – Amador da Capital Sub-17 – 18 de agosto

O Mamaô não compareceu ao jogo, caracterizando um W.O., e foi incurso no artigo 203 do CBJD, por “deixar de disputar, sem justa causa, partida, prova ou o equivalente na respectiva modalidade, ou dar causa à sua não realização ou à sua suspensão”. A súmula relata que após o jogo anterior, envolvendo as mesmas equipes na categoria sub-15, foi avisado que a sub-17 não compareceria.

Por unanimidade, o Mamaô foi multado em R$ 100 e perdeu os pontos em disputa a favor do adversário.

CIG 7 de Abril x Juventus – Série B/C Sub-17 – 19 de agosto

Aos 38 minutos, o árbitro expulsou Pedro Lucas Terra, do 7 de Abril, com o vermelho direto. O jogador atingiu o adversário com um chute no rosto, fora da disputa de bola.

Denunciado no artigo 254-A do CBJD, Pedro foi suspenso em cinco partidas, por unanimidade de votos.

Paduano x São José – Série C Profissional – 19 de agosto

Danilo Rodrigues, aos 75 minutos, e foi expulso de forma direta por impedir uma oportunidade de gol. O goleiro do Paduano atingiu a perna do adversário e, por esse motivo, Danilo foi incurso no artigo 250 do CBJD, que fala em “praticar ato desleal ou hostil”. Por unanimidade, o atleta foi punido em um jogo.

Nova Iguaçu x Piscinão de Ramos – Torneio Guilherme Embry Sub-16 – 22 de agosto

O Piscinão de Ramos perdeu Yan Campos Xavier aos quatro minutos da etapa final. O jogador cometeu uma falta temerária acertando com o pé direito o tornozelo do oponente. Pela falta, recebeu o segundo cartão amarelo.

Yan foi incurso no artigo 254 § 1º II do CBJD e, pela ficha penal pesada, foi suspenso em quatro jogos, por maioria de votos.

Nova Cidade x Rio São Paulo – Série B2 Sub-20 – 12 de agosto

Aos 31 minutos, Patrick da Silva Melo acertou um tapa no rosto do adversário e recebeu o vermelho direto. O jogador do Cidade Nova foi incurso no artigo 254-A § 1º I do CBJD. Por maioria, Patrick foi apenado em quatro jogos.

Elise Duque/Assessoria TJD-RJ

As informações de cunho jornalístico redigidas pela Assessoria de Imprensa do TJD-RJ não produzem efeito legal.