Tribunal de Justiça Desportiva
do Futebol do Estado do Rio de Janeiro

Notícias

Home » Notícias » Dia Nacional do Futebol

Dia Nacional do Futebol

Diante da importância deste 19 de julho, o TJD-RJ parabeniza todos os apaixonados pelo esporte bretão

19/07/2017

Dia Nacional do Futebol

Nesta quarta-feira, 19 de julho, é comemorado o Dia Nacional do Futebol. O TJD-RJ comemora a data junto aos clubes, jogadores, torcedores, federações e todas as pessoas que trabalham e vivem para o crescimento e evolução do esporte mais popular no Brasil.

É sempre importante lembrar a contribuição que o futebol traz à construção do país como sociedade. Das portas que são abertas desde o início, onde nem todos podiam praticar o esporte, até hoje, com os sonhos sendo realizados através de meninos e meninas que buscam uma chance de fazer do sonho uma profissão e uma forma de crescer na vida.

“O futebol teria numa sociedade como a brasileira, em grande parte formada de elementos primitivos em sua cultura, uma importância toda especial. E era natural que tomasse aqui o caráter particularmente brasileiro que tomou. O desenvolvimento do futebol, não num esporte igual aos outros, mas numa verdadeira instituição brasileira, tornou possível a sublimação de vários daqueles elementos irracionais de nossa formação social e de cultura”, escreveu Gilberto Freyre no prefácio do livro O Negro no Futebol Brasileiro, de Mário Filho, em 2010.

O Haiti, país com o menor índice de desenvolvimento humano do ocidente, mergulhado em miséria, desgraça e guerra civil, parou tudo e esqueceu suas dores para ver os pentacampeões mundiais de futebol. Na véspera da chegada dos atletas, comissão, dirigentes e jornalistas, já havia um milhão de pessoas nas ruas da capital, Porto Príncipe, esperando a passagem da delegação e da taça. Segundo a estimativa das forças de paz da ONU, no dia do jogo, esse número pode ter dobrado. Neste dia a guerra foi deixada de lado para dar passagem ao esporte. 

O futebol é o fenômeno que une o povo, que abraça alguém que nunca viu, que vibra com uma conquista de terceiros, que rompe barreiras, que quebra preconceitos e que se emociona com histórias de superação. Para que continuemos a ter no futebol um esporte acolhedor, o TJD-RJ aproveita o momento e pede paz, amor e respeito de todas as partes.

Foto: Michael Regan/Getty Images