Tribunal de Justiça Desportiva
do Futebol do Estado do Rio de Janeiro

Notícias

Home » Notícias » Amorim é suspenso e não joga primeira rodada da Taça Corcovado

Amorim é suspenso e não joga primeira rodada da Taça Corcovado

Zagueiro do Gonçalense é punido por dividida forte que levou o atacante do Barra da Tijuca ao hospital

09/07/2018

Amorim é suspenso e não joga primeira rodada da Taça Corcovado

Matheus Amorim, do Gonçalense, foi julgado nesta segunda-feira (9), pela Quinta Comissão Disciplinar, por dar um chute na perna do atacante Iago, do Barra da Tijuca, que precisou ser levado ao hospital com uma fratura na perna direita, conforme o árbitro Diego Henriques Gandara relatou na súmula. Amorim foi suspenso em dois jogos e ficará de fora da partida com o Tigres. O companheiro de equipe, David, e o atleta do Barra, Jefferson, também denunciados, foram punidos com um jogo e advertência, respectivamente.

A confronto entre Gonçalense e Barra da Tijuca, no dia 16 de junho, válido pela sexta rodada da Taça Santos Dumont, primeiro turno do Carioca Série B1, transcorria normalmente quando, aos 40 minutos, houve as duas primeiras expulsões. David, após a marcação de uma falta, se estranhou com Jefferson e partiu para cima, cabeça com cabeça, proferindo: “Está maluco? Vou te pegar. Não f.”. Em resposta, Jefferson disse: “Quem vai te pegar sou eu, seu babaca. Joga sua bolinha aí”.

Ambos responderam pelo artigo 250, §1º, II do CBJD, que trata de “praticar ato desleal ou hostil: empurrar acintosamente o companheiro ou adversário, fora da disputa da jogada”. Por unanimidade, os dois pegaram um jogo, mas Jefferson teve a suspensão convertida em advertência.

Apenas oito minutos depois, ocorreu o lance que levou Iago ao hospital. Em uma dividida, no meio de campo, Matheus usou força excessiva e acertou um chute na perna do adversário, conforme relata o árbitro. Ainda de acordo com a súmula, o atacante atingido precisou de atendimento médico e foi substituído, sendo levado em seguida para o ambulatório.

O zagueiro do Gonçalense respondeu foi denunciado no artigo 254, §3º do CBJD, por “praticar jogada violenta”. O parágrafo terceiro fala que “na hipótese de o atingido permanecer impossibilitado de praticar a modalidade em consequência de jogada violenta grave, o infrator poderá continuar suspenso até que o atingido esteja apto a retornar ao treinamento, respeitado o prazo máximo de 180 dias”. Com a maioria de votos, Matheus acabou suspenso em dois jogos. Com a automática já cumprida, Amorim ficará de fora apenas da primeira rodada da Taça Corcovado, sábado (14).

Itaboraí x São Gonçalo – Carioca Série B1 Profissional – 13 de junho

Um dos gandulas escalados para partida entre Itaboraí e São Gonçalo foi expulso aos 20 minutos de jogo, após xingar o assistente de número um. De acordo com o relato sumular, o gandula proferiu as seguintes palavras ao reclamar das marcações: “trabalha direito, c. Seu filho da p.”.

Entendendo que o clube “deixou de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infra-estrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para sua realização”, a Procuradoria denunciou o Itaboraí com base no artigo 211 do CBJD.

O relator acolheu a preliminar da defesa, de que não há atribuição à agremiação, uma vez que o gandula é jurisdicionado, e foi acompanhado pela maioria dos auditores, com a divergência do vice-presidente, Dr. Luiz Felipe Ferreira da Costa Neves, considerando inepta a denúncia.

Piscinão de Ramos x Nova Iguaçu – Torneio Guilherme Embry Sub-16 – 6 de junho

Com apenas 10 minutos de bola rolando na etapa final, Cícero Rafael, do Piscinão de Ramos, deu um pontapé nas pernas do oponente e acabou recebendo o segundo cartão amarelo. O jogador foi incurso no artigo 254, §1º, II do CBJD e, por unanimidade de votos, suspenso em uma partida.

O jogo foi novamente afetado por outras infrações aos 34 minutos. Hugo Macedo, do Nova Iguaçu, deu um empurrão no peito do adversário, durante uma confusão, e sofreu a segunda advertência. Respondendo pelo artigo 250 do CBJD, todos os auditores entenderam que Hugo deveria ser punido com uma partida em detração.

No mesmo tumulto, Jorge Oldemar, da equipe da Baixada Fluminense, e Yan Campos, do Piscinão, trocaram socos e receberam o vermelho direto. Denunciados no artigo 254-A do CBJD, o primeiro foi suspenso em cinco jogos e o segundo em seis, por unanimidade.

Aos 46, com a aplicação do vermelho direto, Johnny Anderson, do mandante, deixou o campo por acertar a barriga do adversário com o joelho, em disputa de bola, dentro da própria área penal. Com o mesmo entendimento de todos os auditores, Johnny pegou um jogo quanto à imputação ao artigo 254-A, §1º, I do CBJD.

Portuguesa x Flamengo – Carioca Série A Sub-17 – 16 de junho

Jogando com o Flamengo, Antônio Pedro, da Portuguesa, recebeu o vermelho direto ao ofender o árbitro dizendo: “vai tomar no c. Vai se f., seu a. Apita essa p. direito, seu m.” A Procuradoria denunciou o jogador no artigo 243-F, mas, por maioria de votos, foi desclassificado para o artigo 258 com suspensão de dois jogos.

Itaboraí x São Gonçalo – Carioca Série B1 Sub-20 – 13 de junho

Também por xingar a arbitragem, Higor Soares, do São Gonçalo, recebeu a mesma punição que no caso acima, dois jogos. Porém o atleta foi incurso diretamente no artigo 258, §2º, II do CBJD. Higor contestou uma marcação dizendo: “p., você está de sacanagem?”. Ao ser expulso, acrescentou: “Está de sacanagem mesmo. Vai se f.”. Antes de deixar o campo, concluiu: “vai tomar no c.”.

Tigres do Brasil x Olaria – Carioca Série B1 Profissional – 16 de junho

Anderson Deziderio impediu que o adversário prosseguisse na jogada e por isso recebeu o segundo amarelo. O lance aconteceu aos 60 minutos, na altura do meio campo. O jogador do Olaria respondeu pelo artigo 250, §1º, I do CBJD e, por unanimidade, foi advertido.

Angra dos Reis x Barcelona – Carioca Série B1 Sub-20 – 13 de junho

O médico do Angra dos Reis atrasou o início do jogo em 15 minutos, pela demora na chegada ao local da partida. O clube foi denunciado no artigo 266 do CBJD e, com empate de votos, prevaleceu a pena mais benéfica que multava o Angra em R$ 2.250, R$ 150 por minutos.

Carapebus x Tigres do Brasil – Carioca Série B1 Sub-20 – 13 de junho

Aos 76 minutos de jogo, Juliano Martins foi punido com o segundo cartão amarelo e acabou expulso. O jogador do Carapebus atingiu as pernas do adversário de forma temerária, em disputa de bola, conforme está transcrito na súmula.

Juliano respondeu pelo artigo 254, §1º, II do CBJD e, com empate de votos, acabou suspenso em duas partidas.

Goytacaz x Resende – Carioca Série A Sub-17 – 16 de junho

O Resende perdeu dois jogadores expulsos, na partida com o Goytacaz. Aos 28 minutos, Marcos Antônio deu um carrinho e acertou a perna esquerda do oponente. Aos 89, Douglas da Silva proferiu um chute nas duas pernas do adversário, que já estava caído, após a marcação de uma falta.

O primeiro foi denunciado no artigo 254 do CBJD e o segundo respondeu pela imputação ao artigo 254-A. Ambos pegaram um jogo de gancho, por unanimidade.

Elise Duque/Assessoria TJD-RJ

As informações de cunho jornalístico produzidas pela Assessoria de Imprensa do TJD-RJ não produzem efeito legal.